Infor. Acadêmicas

É um mestrado profissional de 32 créditos. Sendo 24 créditos cumpridos em cursos modulares, 4 créditos por meio de projetos (estudos independentes) e 4 créditos no Projeto de Conclusão do Mestrado em Ministérios (PCMM). Os módulos serão oferecidos em 4 semestres letivos (4 matérias por ano durante 2 anos) com orientação especial para os alunos no último ano visando a elaboração do Projeto de Conclusão do Mestrado em Ministérios.

Crédito acadêmico: 1 crédito acadêmico no Mestrado do SBPV equivale a 12 horas-aula (duração de 45 minutos) mais um mínimo de 24 horas de estudo independente.

Sistema de ensino: As matérias são oferecidas em módulos intensivos de ensino 2a a 6a feira – 36 períodos de hora-aula de 45 minutos cada – com aulas normalmente de manhã e tarde, distribuídos ao longo do ano. O aluno recebe material para preparar-se previamente para cada encontro e, em geral conclui a disciplina realizando um trabalho a critério do professor.

Critério de aprovação na disciplina: O aluno deverá cumprir integralmente as tarefas prévias para poder participar do módulo de ensino. Após o módulo, o aluno terá o prazo de até 90 dias para entregar o trabalho de conclusão do módulo. Passado este período, o aluno será reprovado na disciplina. (O aluno terá a possibilidade de solicitar, por escrito e para o Coordenador do MM, uma prorrogação de mais 90 dias em UMA MATÉRIA no decorrer do seu curso.)

Critérios para Formatura: O aluno terá direito a formar-se após a conclusão completa da Carga Acadêmica e Relatório favorável de seu mentor. Alunos que, no final do curso, não entregarem o PCMM, ou que não forem aprovados, têm a possibilidade de receber um Certificado de Conclusão do Curso, desde que todas as outras exigências foram cumpridas.

Transferência: Candidatos ao Programa de Mestrado no SBPV que já tenham obtido créditos em Programas de Mestrado de outras instituições de ensino poderão receber aproveitamento do seu trabalho a critério do SBPV.

O SBPV, entretanto, considerando sua linha doutrinária e propósitos específicos do Programa de Mestrado, somente concederá aproveitamento de créditos feitos em outras instituições até 20% dos créditos exigidos do Programa escolhido pelo candidato.

Transferência para o Mestrado em Teologia do SBPV: O aluno do Mestrado em Ministérios pode transferir 12 créditos completados no MM para o curso de Mestrado em Teologia, ou seja, dos 60 créditos exigidos para se formar naquele curso, 12 serão validados se cursados no MM do SBPV. Neste caso, o aluno pagará o equivalente de 48 créditos no programa Mestrado em Teologia.

Transferência do Mestrado em Teologia do SBPV para o Mestrado em Ministérios: O aluno do MT do SBPV pode transferir créditos do seu curso para o MM com a aprovação prévia dos diretores dos respectivos cursos. O número de créditos transferidos será avaliado caso por caso.

Reposição de Aulas

A equipe da Palavra da Vida fará o possível para gravar pelo menos o áudio das aulas do Mestrado em Ministérios. As gravações serão disponibilizadas para os alunos que tiveram que faltar uma semana inteira de aulas com falta justificada (situações emergenciais e
excepcionais) com as seguintes condições:

1) O aluno poderá aproveitar desse privilégio UMA ÚNICA VEZ durante o curso.

2) A falta precisa ser justificada pela direção local do curso.

3) O aluno precisa estar em dia com todos os seus compromissos (documentação, mensalidades, relatórios, etc.) para com o curso.

4) O professor da matéria terá que dar sua permissão para o aluno repor a matéria por áudio.

5) Para receber os créditos, o aluno terá que completar todos os outros projetos e tarefas da matéria. No caso de apresentações em sala de aula, precisará combinar com o professor da matéria para ver se há possibilidade de substituir a tarefa, gravar uma apresentação ou
fazer outra alternativa.

O aluno deve entender que a gravação das aulas sempre fica sujeita a muitos fatores às vezes fora do controle da equipe, e não constitui um “direito adquirido” mas um privilégio que se oferece para tentar facilitar a vida do aluno.