Filos. Educacional

Em consonância com a filosofia educacional do SBPV, elaboramos uma declaração a respeito de propósitos e princípios para o nosso programa de Mestrado.

O propósito último do programa de Pós-Graduação do SBPV é trazer glória a Deus, pela edificação de Sua Igreja.  Por edificação compreendemos o processo cíclico de anunciar, advertir e ensinar a todo homem (Cl 1:28), a fim de que este desempenhe o serviço que lhe foi designado por Deus (Ef 4:11-14).

A contribuição do programa de Pós-Graduação do SBPV neste processo é oferecer uma opção de treinamento avançado que capacite indivíduos, já treinados e ativos no ministério, a atuarem de maneira ainda mais competente nas áreas ministeriais da igreja.

Reconhecendo que, biblicamente, a aprovação de um ministro (1 Tm 3; Tt 1, 1 Pe 5, etc…) não se limita ao campo cognitivo, o programa de Mestrado do SBPV foi elaborado e será conduzido dentro de uma perspectiva de educação integral (campos cognitivo, afetivo e comportamental). Esta perspectiva educacional fundamentará tanto a seleção de alunos como a aprovação final dos mesmos.

Também em consonância com a filosofia educacional do SBPV foi pressuposto que o indivíduo deve ser confrontado com a verdade, interagir com a mesma e no final comprometer-se integralmente com ela. Levando em consideração este princípio, uma grande ênfase será dada à discussão e participação em aula, buscando sempre um compromisso de consequências práticas da parte dos alunos.

Reconhecemos a esterilidade de processos acadêmicos descontextualiza­dos ou divorciados da realidade ministerial dos participantes.  Com isto em mente, toda disciplina foi elaborada de modo a permitir períodos de reflexão em grupo e aplicação dos conceitos à realidade ministerial imediata.

Por fim, observamos o clamor generalizado da comunidade evangélica brasileira por líderes nacionais com uma reflexão mais profunda e melhor fundamentada de nossa teologia bíblica.  Destacamos também que o processo de ensino-aprendizagem será compatível com (1) o nível do programa: Mestrado (lato sensu), (2) expectativas de desempenho profissional (docência de 3o. grau, pesquisa independente e exposição bíblica criativa) e (3) a integridade da Bíblia como Palavra de Deus, única, suficiente e infalível regra de fé e prática.

Coerentemente com a proposta de ensino integral do SBPV, o aluno deverá indicar uma pessoa que venha a ser seu mentor no decorrer do curso o qual anualmente apresentará relatório específico ao SBPV.