IMPV · Instituto Missionário Palavra da Vida · Missão / História

Missão

O IMPV tem como missão, em cooperação com as igrejas evangélicas, preparar vidas para o trabalho missionário, através do desenvolvimento do conhecimento das Escrituras, do caráter e da conduta semelhantes a de Cristo e da capacidade missionária pioneira para a glória de Deus.

 

Visão

Ser uma escola de excelência no preparo missionário integral do aluno, visando alcançar com o Evangelho as populações menos evangelizadas e os povos não alcançados no Brasil e no Mundo.

Valores

  • Glória de Deus. O alvo final de toda atitude e ação humana.
  • Pioneirismo. Desejamos inspirar nossos alunos a focarem as populações menos evangelizadas e os povos não-alcançados no Brasil e no mundo.
  • Integridade cristã. Não abrimos mão de uma vida cristã autêntica e aprovada por Deus.
  • Formação integral. Desejamos ir bem além do mero preparo acadêmico. Queremos focar no caráter e na conduta do aluno. Igualmente, desejamos oferecer oportunidades para que ele coloque em prática o aprendizado teórico da sala de aula, sejam nos fins de semana ou nos estágios de férias. Também, disponibilizamos cursos técnicos que visam complementar sua formação.
  • Centralidade das Escrituras e da missio-Dei. Temos as Escrituras como base de fé e prática e a missio-Dei como perspectiva da ação missionária, entendendo que o Senhor é o grande interessado em promover sua glória em toda a terra, através do seu povo, a Igreja.
  • Ensino fiel, criativo e contextualizado. Queremos que todo o ensino ministrado no IMPV seja fiel às Escrituras, sem desprezar a criatividade e a contextualização. Por isso, a realidade dos alunos são levadas em consideração.
  • Excelência. Em tudo que fazemos, queremos fazer bem feito, de maneira que agrade o Senhor e seja eficiente e eficaz àqueles a quem estamos servindo.
  • Comunhão. Queremos valorizar as diferenças e preservar a unidade. Desejamos cultivar respeito e admiração entre todos os missionários da Palavra da Vida Norte, corpo docente do IMPV, alunos e igrejas que enviam seus candidatos para nossa escola.
  • Prática. Embora busquemos excelência acadêmica, não valorizamos apenas a teoria. Focamos o treinamento prático e a experiência de campo. Buscamos formas alternativas e criativas para possibilitar aos nossos alunos, a oportunidade de vivenciar a realidade do campo missionário nos finais de semana e em estágios de férias. Além disso, oferecemos cursos técnicos como ferramentas complementares para o ministério.
  • Parceria. Reconhecemos e valorizamos o papel essencial que a Igreja desempenha no esforço missionário. Ela é quem deve reconhecer seus candidatos ao ministério e recomendá-los ao IMPV. Depois, uma vez aprovados, enviá-los ao campo missionário. Também reconhecemos o papel desempenhado pelas agências missionárias. Por tudo isso, procuramos estabelecer parcerias de amizade e cooperação com a Igreja e com as agências missionárias.

História

A Palavra da Vida Norte nasceu do sonho do casal de missionário norte americano Sr. Ricardo e Harriet Parker. O desejo ardente do casal era oferecer um lugar com vários ministérios, visando despertar e preparar jovens brasileiros para alcançar as comunidades ribeirinhas e outros desafios missionários com o Evangelho de Cristo.

A propriedade onde está o campus da PV-Norte foi adquirida em 1989. Nesta época o terreno era tomado pelo mato onde antes funcionara uma granja. Aos poucos, este lugar tornou-se muito agradável e adequado para promover seus vários ministérios.

O Instituto Missionário Palavra da Vida (IMPV) iniciou suas atividades em Fevereiro de 1992 com oito alunos estudando em regime residencial. Seu primeiro diretor foi Daniel Mendonça.

Desde então, o IMPV tem tido o privilégio de participar na formação de muitos jovens que hoje estão servindo em variados contextos missionários pelo Brasil afora: em comunidades ribeirinhas, como pastores ou educadores em igrejas locais, favelas em grandes cidades, em agências missionárias, entre comunidades de pescadores, entre povos indígenas, dentre outros.

Ao longo desses anos a estrutura, a equipe e os estudantes têm crescido em qualidade e quantidade. Temos recebido alunos e professores com sotaques mais variados, vindos de todas as regiões do Brasil, (inclusive já tivemos alunos internacionais) promovendo uma comunidade multicultural em nossa escola.

A equipe atual do IMPV leva adiante o sonho do casal Parker, e cultiva a visão de ser uma escola de excelência no preparo missionário integral de seus alunos, visando alcançar as populações menos evangelizadas e os povos não-alcançados no Brasil e no mundo.

Há muito por fazer, pois a seara do Senhor continua grande e os trabalhadores poucos. Entretanto, o Senhor levará adiante seu projeto de manifestar sua glória e grandeza entre todos os povos da terra!

Você não quer participar deste grande projeto?