IMPV · Instituto Missionário Palavra da Vida · Informações Acadêmicas

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

 

1)    Propósito

O propósito do setor acadêmico é proporcionar ao aluno, a partir da perspectiva da formação integral (cognitivo, afetivo e comportamental), as condições de excelência necessárias para a aquisição e ampliação do conhecimento e das competências fundamentais à eficiente comunicação do evangelho em contexto transcultural.

2)    Cursos oferecidos

O IMPV oferece cinco cursos no seu programa residente. Esclarecemos que todos os cursos oferecidos se enquadram no que é denominado “curso livre”, ou seja, sem reconhecimento pelo MEC.

a)     Projeto Marcos (curso livre)

i)      Público-alvo: Jovens pré-universitários, universitários ou não, interessados em obter um preparo básico no conhecimento bíblico, na vida cristã e na experiência missionária. É o primeiro ano para os demais cursos do IMPV.

ii)    Propósito: Impactar jovens através de um discipulado cristão dinâmico, visando crescimento em maturidade e compromisso missionário.

iii)   Programa: 32 créditos + curso prático + ministérios práticos + um estágio ministerial de três semanas no Acampamento PV-Norte durante o mês de julho.

iv)   Período: Fevereiro a Dezembro.

b)    Formação em Teologia e Missões Transculturais (curso livre)

i)      Público-alvo: Pessoas interessadas em obter formação missionária prática, e preparo teológico e missiológico para o ministério missionário.

ii)    Propósito: Capacitar o aluno na área da teologia, missiologia e treinamento missionário prático. O aluno que fizer este curso estará preparado para desenvolver seu ministério missionário em campo semelhante ou diferente da sua cultura original. O aluno receberá preparo bíblico em profundidade para saber manejar corretamente as Escrituras em seu contexto ministerial. Também desenvolverá capacidade para pensar teologicamente, ganhando habilidade para identificar e combater heresias. Através da experiência prática, ganhará uma compreensão dos desafios que envolvem a vida missionária, ajudando-o a reconhecer suas potencialidades, mas também seus pontos de fraqueza. Os estágios de fim de semana e de férias ajudam o aluno a ganhar uma experiência prática, amadurecendo suas próprias convicções de chamado e ampliando sua visão e ação missionária.

iii)   Programa: 106 créditos + curso prático + estágios de final de semana + cinco estágios de férias (140 h/cada). Dois estágios devem ser transculturais.

iv)   Período: três anos.

c)     Formação Teológica Avançada com Habilitação em Missões Transculturais e Ministério Pastoral (curso livre).

i)      Público-alvo: Curso de caráter livre sem reconhecimento pelo MEC voltado àqueles interessados em obter formação teológica aprofundada com foco missionário.

ii)    Propósito: Capacitar o aluno para a pesquisa na área da teologia e missiologia, e a prática missionária transcultural. O aluno que fizer este curso ganhará profundidade bíblica e teológica. O objetivo é desenvolver habilidade para buscar respostas às questões práticas da vida eclesiástica e missionária. O aluno também aprenderá a instrumentalidade das línguas originais, dando-lhe ferramentas para enriquecer seu estudo pessoal e seu ensino público.

iii)   Programa: 138 créditos + curso prático + estágio de final de semana + sete estágios de férias (140 h/cada). Dois estágios estão pré-definidos: Sertão (segundo ano), e Ribeirinho com a Missão SEARA Amazonas (terceiro ano).

iv)   Período: quatro anos.

d)    Capacitação Missionária (curso livre)

i)      Público-alvo: profissionais candidatos em agências missionárias em atuações de apoio; estudantes graduados em teologia buscando complementação em missiologia.

ii)    Propósito: Capacitar o aluno na área de missiologia e oferecer-lhe treinamento missionário prático.

iii)   Programa: currículo com ênfase em disciplinas na área de missiologia (total de 36 créditos) + estágio missionário transcultural no mês de Julho (140/h) + estágio de final de semana, preferencialmente numa frente missionária.

iv)   Período: Fevereiro a Dezembro.

e)     Capacitação Ministerial (curso livre)

i)      Público-alvo: este curso é destinado para as esposas dos estudantes casados que podem aproveitar o benefício de fazer gratuitamente até duas disciplinas por semestre. Também para alunos externos, que não querem completar nenhum dos cursos acima.

ii)    Propósito: capacitar o aluno ou a esposa do aluno casado com conhecimentos básicos na área da teologia, Bíblia, vida cristã e ferramentas práticas para o desenvolvimento do seu ministério junto ao seu esposo.

iii)   Programa: 32 créditos

iv)   Período: entre três e quatro anos.

3)    Procedimentos acadêmicos.

a)     Créditos acadêmicos.

O currículo do IMPV oferece matérias de 1, 2, 3 e 4 créditos. Cada crédito equivale a dezesseis horas-aula por semestre.

b)    Média de aprovação.

i)      O IMPV adota o sistema de dez pontos, sendo a nota 7,0 (sete) a média de aprovação exigida em cada matéria.

ii)    A média de aprovação (MA)é o resultado da soma das notas bimestrais (NB) dividida por dois. Por exemplo: NB1 9,3 + NB2 8,7 = 18,0 ÷ 2 = MA 9,0.

c)     Aluno externo.

O aluno externo é aquele que não faz parte do programa residente do IMPV e cursa matérias avulsas do currículo. Não tem compromisso com o programa completo da escola, mas há o registro de seu aproveitamento acadêmico em histórico escolar. O aproveitamento destes créditos no curso regular do IMPV será estudado caso a caso.

d)    Escolaridade.

Para todos os cursos do programa residente do IMPV é exigido o ensino médio completo. Exceções serão estudadas à parte.

e)     Transferência.

O IMPV está aberto para receber alunos oriundos de outras Instituições Teológicas evangélicas sob alguns critérios:

i)      O aluno não poderá ter saído da antiga Instituição por motivos disciplinares ou com dívidas.

ii)    O aluno deverá proceder ao processo seletivo regular do IMPV.

iii)   O aluno deverá cursar o mínimo de 65 créditos para o curso de FORMAÇÃO EM TEOLOGIA E MISSÕES TRANSCULTURAIS (curso livre) e 85 créditos do curso de FORMAÇÃO TEOLÓGICA AVANÇADA COM HABILITAÇÃO EM MISSÕES TRANSCULTURAIS E MINISTÉRIO PASTORAL (curso livre).

4)    Cursos Práticos.

Em cada semestre são oferecidos vários cursos de caráter prático. Esses cursos visam complementar o preparo dos alunos para atuarem em diversas frentes missionárias. Alguns cursos incluem: noções básicas de saúde, ministério de ensino bíblico em escolas, teatro, artesanato, culinária, noções de eletricidade, evangelismo criativo, violão, noções de marcenaria, noções em agricultura e alfabetização de adultos.