IMPV · Instituto Missionário Palavra da Vida · Formação Espiritual

INFORMAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO ESPIRITUAL

O IMPV zela pela formação espiritual dos alunos através de várias atividades e dos relacionamentos entre os próprios alunos e membros da equipe missionária da Palavra da Vida Norte.

1)    Propósito

O propósito do setor vida é proporcionar ao aluno oportunidades para amadurecer a sua vida cristã e aperfeiçoar sua habilidade para cultivar relacionamentos saudáveis, através do auxílio, acompanhamento e avaliação realizados pelos líderes das diversas áreas do setor vida sob a direção do seu coordenador.

2)    Programa

O propósito do setor vida é alcançado através de um programa integral e intensivo que promove várias atividades regulares durante o ano letivo visando o crescimento do aluno em vários aspectos da sua vida.

a)     Hora Silenciosa

O IMPV procura incutir em seus alunos a necessidade de uma devoção profunda com Deus. Por isso, diariamente, o aluno deve reservar e investir um período de tempo determinado (o horário reservado no programa da escola para a HS é das 6h30 às 6h55) em oração e ao estudo bíblico devocional individual, cuja observância é obrigatória. Nesse período exige-se silêncio e as condições necessárias para que cada um cultive uma verdadeira comunhão com Deus. Faz parte do programa do Projeto Marcos o uso do diário de hora silenciosa da Palavra da Vida.

b)    Educação Física

Reconhecendo o fato de que o esporte contribui para boa higiene mental e maior disciplina, o IMPV oferece um programa obrigatório de educação física (EF), que visa, além de condicionamento físico, desenvolver atitudes cristãs, tais como: domínio próprio, controle da língua e bom relacionamento interpessoal, o que será de grande benefício para o seu ministério futuro.

O programa de educação física compreende em uma aula dirigida com duração de 1h30, e por um sistema de pontuação mediante a prática de exercícios físicos específicos, segundo os critérios estabelecidos pelo (a) professor (a).

c)     Culto

O culto é parte do programa de devoção do IMPV, sendo de natureza mais formal, devocional, formativa e informativa. A presença no culto é obrigatória. Os cultos de terça e quinta-feira são voltadas ao louvor e pregação. Os cultos de quarta-feira são destinados à intercessão em conjunto e à apresentação de uma biografia missionária. O culto da capela é das 7h30 às 8h20. Uma vez por mês acontece um culto com foco missionário, onde há informação, desafio missionário e levantamento de oferta.

d)    Tarde de Oração

Quatro vezes por ano, todos os alunos e membros da equipe PV-Norte reservam uma tarde para se dedicar à oração em conjunto.

e)     Dormitório

A vida comunitária auxilia no desenvolvimento da mansidão, ao ter de lidar com pessoas fora da família, responsabilidade individual, maior organização em ambiente coletivo, além de exigir regras de higiene e devida mordomia do corpo. A convivência no quarto é essencial para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e é um ambiente propício para uso dos princípios bíblicos de mutualidade.

f)     Discipulado e orientação

Faz parte do programa de formação espiritual do IMPV o esforço para que os alunos tenham um acompanhamento próximo por parte dos missionáriospara que haja orientação.

Uma vida cristã saudável é marcada pela interdependência, participando da vida de outros e permitindo que outros participem da própria vida. O IMPV procura promover atividades que promovam mutualidade. Além da vida em comunidade (dormitório, refeitório, tarefão, etc.), todos os alunos e missionários são divididos em grupos pequenos para discipulado.

i)      Propósito

A razão principal dos grupos pequenos é promover o discipulado que é uma parte estratégica do programa do IMPV. Os orientadores procuram acompanhar de perto cada estudante do seu grupo. Tal acompanhamento consiste em encontros semanais para auxiliar e avaliar o seu progresso. Desta maneira, orientadores e estudantes envolvem-se num processo de mutualidade que incluem oração, encorajamento, memorização de versículos e orientação.

ii)    Programa

O dia e horário reservados para os grupos dos alunos solteiros são as quitas-feiras, das 13h30 às 14h30. Os grupos de alunos casados procurarão o dia e horário adequados para o encontro semanal (com duração de uma hora), e depois de definidos, devem ser mantidos durante o ano.

g)     Tarefão

O “Tarefão” é uma atividade em que os alunos realizam vários tipos de trabalhos cuidando da manutenção do campus da PV-Norte. Esta atividade tem por objetivo ajudar o aluno a desenvolver um coração de servo, a excelência, a submissão aos outros e a familiarizar-se com os vários tipos de serviços muitas vezes necessários no ministério futuro. Uma vez por semana, durante três horas, todos os alunos se dedicam a um trabalho específico designado pelo coordenador de tarefão.