IMPV · Instituto Missionário Palavra da Vida · Estágio Ministerial

INFORMAÇÕES SOBRE ESTÁGIO MINISTERIAL

O envolvimento dos alunos na realidade do ministério durante seu preparo no IMPV é fundamental para futuro trabalho ministerial, seja em igreja local ou campo missionário. Faz parte do programa de treinamento dos alunos o desenvolvimento de estágios de fim de semana e férias. Esse departamento do IMPV é denominado de setor ministério.

1)    Propósito

O propósito do setor ministério é proporcionar ao aluno oportunidades para aplicar conceitos teóricos tratados no currículo acadêmico do seu curso no IMPV, aperfeiçoar seus talentos e dons espirituais, amadurecer sua visão e vocação ministerial e alcançar pessoas com a mensagem do evangelho, através do auxílio, do acompanhamento e da avaliação realizados pelo supervisor do estágio e pelo coordenador do setor ministério.

2)    Programa

O programa de ministério do IMPV consiste em estágio ministerial de final de semana durante o ano letivo e durante as férias escolares que compreendem os meses de julho e janeiro. É indispensável que o estágio do aluno seja acompanhado e avaliado pela liderança da instituição onde ele desenvolve seu ministério.

a)     Estágio ministerial no período de fim de semana

Todos os alunos do IMPV se envolvem em estágio de final de semana em algum local de ministério próximo ao IMPV: igrejas locais, congregações, agências missionárias, instituições evangélicas, comunidades ribeirinhas e projetos sociais.

Espera-se que o aluno tenha iniciativa para servir, colocando-se à disposição para o que for necessário. Sugerimos que ele se envolva, mediante orientação do responsável, em ministérios de evangelismo, discipulado, louvor, crianças, jovens, visitação e ensino conforme seus talentos, dons espirituais e oportunidades ministeriais. Para ajudar o planejamento do estágio, o aluno deverá escrever, em acordo com o responsável pelo seu estágio, seu Projeto de Estágio segundo as orientações fornecidas pelo setor ministério. Ao final de cada semestre, o responsável pelo ministério do aluno faz sua avaliação conforme modelo adotado pelo IMPV com base no que foi acordado no início do estágio.

Para o melhor aperfeiçoamento do aluno no treinamento missionário prático, encorajamos nossos alunos a desenvolverem ministério de final de semana entre as comunidades ribeirinhas próximas ao campus do IMPV por pelo menos um ano durante seu curso (Para o Projeto Marcos, se tiver vaga). Trata-se de uma experiência ministerial muito rica para contribuir na formação missionária do aluno.

O aluno do Projeto Marcos inicia seu estágio de final de semana a partir do segundo bimestre. Durante o primeiro bimestre, ele está envolvido em um programa de treinamento no campus do IMPV e em outras atividades.

O aluno veterano desenvolve seu ministério em todos finais de semana do ano letivo. Ele pode sugerir locais para realizar seu estágio. Entretanto, a definição final é feita pelo coordenador do setor ministério.

b)    Estágio ministerial no período de férias escolares

O objetivo do estágio de férias escolares é proporcionar ao aluno uma experiência supervisionada que seja mais próxima possível da realidade do ministério missionário. Espera-se que ele elabore e realize um projeto ministerial durante este período com a aprovação do responsável pelo seu estágio. Após o estágio, o aluno será submetido a uma avaliação (conforme modelo do IMPV) pelo responsável pelo seu ministério durante o estágio e deverá entregar um relatório conforme modelo adotado pelo IMPV.

i)      Curso Projeto Marcos (1 ano)

Para o aluno concluir o PM é necessário realizar estágio durante o mês de Julho no acampamento Palavra da Vida Norte.

ii)    Curso de Capacitação Missionária (1 ano)

Para o aluno concluir este curso é necessário realizar estágio de 140 horas durante o mês de Julho. O local de estágio está a critério do aluno, mas precisa receber a apreciação e a aprovação da coordenação do setor Ministério, pois o estágio deve ser realizado em uma realidade transcultural.

iii)   Curso de Formação em Teologia e Missões Transculturais (3 anos) e

iv)   Formação   Teologia com Habilitação em Missões Transculturais (4 anos).

Para o aluno concluir esses cursos ele precisa realizar estágio em todos os meses de férias do IMPV.  É necessário realizar dois estágios obrigatórios em campos já definidos. O estágio de julho do segundo ano é realizado no Sertão Nordestino, especialmente no estado do Piauí. No terceiro ano, o estágio é realizado entre os povos ribeirinhos com a Missão SEARA no estado do Amazonas. As despesas de transporte até os locais de estágio são de responsabilidade do aluno. Os custos de hospedagem e alimentação serão cobertos pelas parcerias.

Os demais estágios podem ser realizados em qualquer lugar a critério do aluno com a aprovação do setor ministério. Sugere-se que o aluno aproveite para conhecer realidades e sondar possibilidades para um futuro ministério.

Planejamento dos Estágios de Férias

Ano do Curso

Período

Local de Estágio

Primeiro ano

Julho

Acampamento Palavra da Vida Norte – 3 semanas

Segundo ano

Janeiro

Livre – 140 horas

Julho

Sertão Nordestino (PV-Nordeste) – 21 dias

Terceiro ano

Janeiro

Livre – 140 horas

Julho

Ribeirinhos do Amazonas (SEARA) – 21 dias

Quarto ano

Janeiro

Livre – 140 horas

Julho

Livre – 140 horas

 

3)    Padrões e procedimentos

Não é possível estabelecer todos os padrões para todas as circunstâncias envolvidas no ministério. Esperamos que cada aluno tenha bom senso e viva os princípios da ética cristã.

a)     Preparo

Os estágios devem ser encarados como grande oportunidade para servir ao Senhor e as pessoas. Apesar de o aluno estar em treinamento, ele já está realizando o ministério. É preciso que ele encare com muita seriedade. Desejamos que o aluno tenha coração de servo e busque excelência em tudo. Por isso, é esperado que dedique tempo suficiente para o preparo de suas responsabilidades de estágio de final de semana e de férias.

O aluno não pode ser preguiçoso deixando de realizar algo de significativo em seu estágio, mas também não pode assumir muitas responsabilidades que acabam por sobrecarregá-lo demais, prejudicando assim seu desempenho nos estudos.

b)    Presença

A presença no estágio de final de semana é obrigatória (em todas as atividades mesmo que não exerça nenhuma função), bem como a pontualidade nos seus compromissos.

Queremos que o aluno não apenas esteja presente, mas tenha participação ativa e relevante em seu ministério. Qualquer compromisso que venha assumir em seu estágio de final de semana não o isenta de suas obrigações com o IMPV. O aluno não deve aceitar compromissos que conflitem com as atividades do IMPV.

c)     Procedimento no estágio

O aluno em ministério está representando, além do Senhor Jesus, também o IMPV. Por isso, está sujeito a todos os padrões exigidos pela escola. Salientamos cinco aspectos na atitude do aluno: (1) Ser modelo de integridade de caráter e conduta; (2) Ser submisso às autoridades; (3) Ter comunicação clara, cuidadosa e direta; (4) Ter disposição para realizar mais do que é pedido, ou seja, ter iniciativa para servir; (5) Ter consideração, gratidão e respeito para com a família hospedeira, sendo agradável e prestativo.